Foi realizado nos dias 09 e 10 de julho na Praia Mansa, em Caiobá, o Campeonato Paranaense de Canoagem Maratona 2023. Enfrentaram o frio no litoral 77 atletas das Cidades de Siqueira Campos, Ribeirão Claro, Tomazina, Paranaguá e Cascavel. Foram dois dias de provas onde os atletas de Siqueira Campos conseguiram somar o maior número de pontos (525), seguidos dos atletas das Cidades de Paranaguá (425) e Ribeirão Claro (250).
Novamente o Governo do Estado do Paraná auxiliou a canoagem paranaense inserindo o evento na programação oficial dos Jogos de Aventura e Natureza. Com essa importante participação foram possibilitadas as contratações de hospedagem e diária para arbitragem, alojamento e alimentação para os atletas, além de todas as estruturas físicas necessárias à competição.
Segundo resumiu o Presidente da Federação Paranaense Argos Gonçalves Dias Rodrigues:
“Como já vem sendo realizado desde as primeiras edições do Jogos de Aventura e Natureza, do Governo do Estado do Paraná, a Canoagem paranaense vem navegando em condições de oferecer aos clubes e atletas filiados, eventos com qualidade muito acima dos padrões tradicionais ou da forma como eram oferecidos pela própria FEPACAN em passado recente. Claro que se trata de uma disciplina realizada ao ar livre que sofre constantemente com as intempéries, principalmente quando as competições são realizadas em mar, cujo movimento constante da maré atrapalha muito a sinalização e a própria navegação como aconteceu aqui em Caiobá no segundo dia de competição. Entretanto faz parte do jogo e não adianta reclamar. A nós da canoagem paranaense temos é que levantar as mãos para o céu e agradecer o Governo do Estado pelo excepcional apoio sempre constante e realizado por um excelente time da Paraná Esporte”.
A Prefeitura Municipal de Siqueira Campos, através da Secretaria de Esporte, vem investindo na montagem de uma escola de Canoagem Velocidade que já começa a dar grandes frutos. Neste esporte, basta um ano de trabalho organizado e intenso que os resultados já começam a aparecer, tanto no âmbito estadual como também nacional, pois além de conseguir bons resultados no paranaense, Siqueira Campos já ficou com bons resultados na Copa do Brasil realizado em Curitiba, no início do ano.
Paranaguá segue na luta para manter uma escola já tradicional de canoagem, sempre em busca de novos talentos despertando trabalho social de grande importância no litoral paranaense. Aos poucos a criançada vai surgindo e as medalhas vão aparecendo. Neste evento a briga foi grande com Siqueira Campos e a diferença foi de apenas uma medalha de ouro.
A grande satisfação do evento foi, sem dúvida, o retorno da ARCCA – Associação Ribeirão Clarense de Canoagem que ficou muitos anos afastada dos cenários estadual e nacional. Já considerada uma das principais equipes do Brasil, fez muita falta nestes anos que paralisou suas atividades. Mas agora retornou com o gás todo e compareceu com um bom número de crianças e adolescentes que é o que mais interessa para o esporte estadual.
Ao final do evento, todos os atletas e delegações saíram satisfeitos com o que foi oferecido pela organização.