A atleta filiada ao Instituto Meninos do Lago, de Foz do Iguaçu, Omira Maria Estácia Neta, conquistou medalha de prata na Canoagem Slalom nos Jogos Pan-americanos de Santiago na categoria K1 Feminino. As provas dessa disciplina aconteceram no Rio Aconcágua na Cidade de Los Andes, distante aproximadamente 80 Km da capital, às margens da Cordilheira.
Irmã de Ana Sátila Vieira Vargas que acabou ganhando duas medalhas de ouro no mesmo evento nas disputas de C1F e no Cross, ambas mantém residência na Cidade de Foz do Iguaçu onde permanece a família, muito embora os treinamentos aconteçam no Parque Radical, em Deodoro, no Rio de Janeiro. Ana se transferiu neste ano de 2023 para o Clube Botafogo de Futebol e Regatas, porém Omira continua representando as cores do IMEL e do Estado do Paraná sendo inclusive bolsista do GOP (Geração Olímpica do Paraná).
No Chile Omira Estácia cruzou a linha de chegada com seus 110s54 no K1 e conquistou a segunda colocação, atrás da americana Evy Leibfarth: “Garanti a minha medalha de prata, mas dá sempre para melhorar, eu acho que poderia ter melhorado, pois tive muito toque nas balizas, erros de linha, mas já estou feliz com minha medalha, focar para a próxima, estou muito emocionada, recebi muito apoio aqui. Antes da minha decida, estava ali nos bastidores torcendo para minha irmã Ana, que fez uma descida perfeita, analisei todos os pontos dela, tentei copiar e agora estou dedicando essa medalha de prata pra muitas pessoas, meu técnico, meu pai, mãe, irmã, tanta gente que me apoiou e me ajudou a estar aqui que dedico essa conquista para um monte de pessoas”, disse Omira.