Campeonato Paranaense de Canoagem Velocidade

Aconteceu no Parque Náutico do Iguaçu, na Cidade de Curitiba, durante os dias 17, 18 e 19 de maio o Campeonato Paranaense de Canoagem Velocidade 2024, aproveitando a infraestrutura preparada para a 2ª Etapa da Copa Brasil, que também fez parte da programação oficial dos Jogos de Aventura e Natureza do Governo do Estado do Paraná.

Não é de hoje que o Governo do Estado do Paraná tem contribuído enormemente com o desenvolvimento da canoagem paranaense e brasileira. O atual governo, representado pelo Secretário Helio Wirbiski e todo o time da Paraná Esporte, tem agraciado a canoagem com vários programas, como o JAN – Jogos de Aventura e Natureza, PARAJAPS – Jogos Paralímpicos do Estado do Paraná e também os atletas de forma direta através das bolsas no programa GOP – Geração Olímpica e Paralímpica. Todo esse auxílio faz  o Estado crescer principalmente nas disciplinas olímpicas.

Na Copa Brasil participaram 24 equipes, sendo 08 do Estado do Paraná. Ao todo, fizeram as inscrições 168 atletas dos Estados da Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A grande ausência ficou com os gaúchos, os quais costumam a ser uma das maiores delegações e nesse evento compareceram pouquíssimos atletas por conta da catástrofe sofrida em todo o Estado.

A Copa Brasil foi vencida pelo CRCascavel com 463 pontos, em segundo lugar PMSC (Prefeitura Municipal de Siqueira Campos) e em terceiro o Município de Lagoa Santa, de Minas Gerais. Apesar de chuvas constantes o evento foi considerado um sucesso pelas equipes e organizadores.

Quanto ao Paranaense o evento ocorreu como no ano passado. A FEPACAN aproveitou toda infraestrutura da Copa Brasil oferecida pelo Governo Estadual, para inserir nas provas classificatórias as tomadas de tempo que definiram o ranking dos atletas paranaenses. Assim, foi determinante para cada atleta paranaense andar bem já na fase classificatória, pois seria a única oportunidade para conquistar grandes resultados no Campeonato Paranaense de 2024 e, com isso, auxiliar na somatória de pontos para o GOP (Bolsa Atleta) do Governo do Estado do Paraná.

Apenas as distâncias olímpicas e paralímpicas pontuaram no evento recebendo 100 pontos cada medalha de ouro, 50 pontos para cada medalha de prata e 25 pontos o bronze.

Cascavel e Curitiba já se destacam no Estado do Paraná há tempos na Canoagem Velocidade, porém está surgindo uma nova força que é o Município de Siqueira Campos que tem investido forte neste esporte e hoje já briga pela hegemonia paranaense e se continuar assim, os gráficos demonstram que logo logo será a principal potência do Paraná.

Equipe                OURO (100) PRATA (50) BRONZE (25) PONTOS

CRC                         7                 4                  3              975

CRCuritiba                6                4                  0              800

PMSC                       4                6                  2             750

ICL                             3                3                 0             450

CKC                           3               1                 3              425

CRA                           1               0                 0             100

ARCCA                      0               1                 1               75

IMEL                          0              0                  1               25

JAN-CURITIBA-PARANAENSE VEOCIDADE

JAN-CURITIBA-PARANAENSE-EQUIPES