Campeonato Paranaense e Brasileiro de Canoagem Slalom

Mais um grande evento olímpico realizado no Estado do Paraná dentro da Programação dos Jogos de Aventura e Natureza. Dessa vez aconteceu na Cidade de Tomazina, no Norte Pioneiro, em parceira com a Secretaria de Esporte do Paraná, Paraná Esporte, Confederação Brasileira de Canoagem, Federação Paranaense de Canoagem e o Município de Tomazina que fez um brilhante trabalho em prol da Canoagem Slalom brasileira.

Entre os dias 20 a 24 de novembro foram realizados o Campeonato Brasileiro da 1ª e 2ª Divisão da Canoagem Slalom e o Campeonato Paranaense que acabou aproveitando as mesmas provas para definir também os melhores atletas do Estado. Aliás, diga-se de passagem, há muitos anos o Paraná domina a Canoagem Slalom nacional, seja na base ou nas categorias principais.

Para o presidente da Federação Paranaense de Canoagem, Argos Gonçalves Dias Rodrigues que entregará o cargo nas próximas eleições que deverão ocorrer no início de dezembro, o evento foi um sucesso, principalmente em número de atletas iniciantes, isso graças principalmente às escolas do Estado do Paraná.

“Esse foi o meu último evento desportivo à frente da Canoagem Paranaense. Agora em dezembro entrego o cargo para um novo presidente. Não poderia ter escolhido local melhor para encerrar o meu ciclo na organização de campeonatos, pois foi aqui em Tomazina, no ano de 1988, que iniciei os eventos de Canoagem Slalom que ainda não havia no Estado do Paraná. Por esse motivo e pelo fato de ver o Estado sobressaindo em quantidade e qualidade de atletas, saio extremamente satisfeito com a história que auxiliei a implantar no Estado. Oxalá que os sucessores continuem com esse árduo trabalho, sempre em parceria com a Secretaria de Estado do Paraná e com os municípios, pois sem eles o esporte não crescerá”.

O evento contou com a participação de 172 atletas iniciantes e oficiais. Destes, 116 atletas pertencem ao Clube de Foz do Iguaçu (IMEL), Tomazina (ATOCA) e Tibagi (SEMEANDO), ou seja, quase 70% (setenta por cento) dos atletas da modalidade residem no Estado do Paraná, demonstrando, de forma incontestável, que a Canoagem Slalom paranaense merece uma atenção especial do Estado e da União, pois aqui está o futuro do próprio Time Brasil.

No Ranking por Clubes, onde os atletas somam os pontos através das medalhas, terminou da seguinte forma:

2ª DIVISÃO (iniciantes):

IMEL (Foz do Iguaçu-PR) = 2.200 pontos

ATOCA (Tomazina-PR) = 875 pontos

SEMEANDO (Tibagi – PR), ASTECA (Três Coroas – RS) e APEN (Piraju – SP) todos com 325 pontos

ASCAPI (Piracicaba-SP) = 225 pontos

ACARIOMAR (Manaus-AM)= 100 pontos

ACRIONE (Manaus-AM)= 50 PONTOS

GUARAREMA (SP) – CCMA (Manaus-AM) e BOTAFOGO (Rio de Janeiro – RJ)= NÃO PONTUARAM

1ª DIVISÃO:

IMEL e APEN (Piraju-SP) empatados com 975 pontos, sendo que no critério de desempate (número do medalhas de prata) o IMEL ficou em primeiro lugar.

ATOCA (Tomazina-PR)- 350 pontos

ASTECA (Três Coras-RS)-200 pontos

BOTAFOGO (Rio de Janeiro)- 200 pontos

SEMEANDO (Tibagi-PR)- 75 pontos

ASCAPI (Piracicaba); ACARIOMAR (Manaus-AM), ACRIONE (Manaus-AM), Guararema (SP), CCMA (Manaus-AM) – todos com 0 ponto.

Ao ser homenageado com a placa de Moção de Aplauso oferecida pela Confederação Brasileira de Canoagem e Federação Paranaense de Canoagem, o Prefeito Municipal Flávio Zan disse emocionado que a canoagem é uma grande ferramenta de impulsionamento turístico e social do município:

“A canoagem começou com o Argos no ano de 1988 aqui em Tomazina através de grandes festivais que alavancaram o turismo local. Porém, naquela época, o objetivo era simplesmente a festa e não o esporte. Agora mudamos um pouco o foco, investimento em uma escola social de canoagem onde já temos mais de 50 alunos de escolas públicas e vários resultados importantes, inclusive internacionais. Somos a segunda escola que mais pontua no Ranking Nacional nas categorias iniciantes e estamos trazendo para o Município um outro público mais interessado no próprio esporte, como os atletas e suas respectivas famílias e os aficionados por esses esportes de aventura. Sem dúvida foram oito anos de muito avanço na questão turística e desportiva e tenho certeza que isso não deverá parar com o próximo prefeito eleito”.

Fotos oficiais podem ser encontradas aqui

Resultados oficiais aqui