Novidade no PARAJAPS 2024

Seguindo o sucesso da introdução do Dragon Boat para mulheres com câncer de mama na edição 2023 dos Jogos Abertos Paradesportivos do Governo do Estado do Paraná, é com grande satisfação que a Federação Paranaense de Canoagem informa que está em negociação bastante avançada com a Diretoria de Esporte e Coordenação de Esporte de Rendimento da Paraná Esporte para introdução como modalidade de apresentação da categoria DI (Deficiência Intelectual), onde o atleta competirá nas embarcações de K2 TURISMO, em parceria com outro atleta que represente sua Cidade em competições oficiais normais.

Segundo informações, a inclusão dessa nova categoria no PARAJAPS 2024, que será realizado em junho na cidade de Londrina, está sendo bem vista pela comunidade e dirigentes do Jogos Paradesportivos. A intenção é englobar o DI também para Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A FEPACAN aguarda ansiosa a definição das regras para os próximos dias e adianta a notícia com o objetivo de que haja tempo suficiente para os Clubes prepararem seus representantes.

Todos sabem que o sucesso da disciplina depende da participação efetiva dos Municípios que por sua vez contam com os Clubes de Canoagem. Dessa forma, a FEPACAN solicita a todos os filiados que colaborem com essa nova disciplina, pois abrirá um leque enorme de possibilidades de parcerias com APAES, Clínicas e diversas instituições onde o esporte da canoagem parecia ser inviável. Oxalá essa categoria tenha o mesmo êxito do Dragon Boat no Paraná. É a canoagem paranaense construindo uma nova história através do suporte de um Governo que realmente valoriza todos os níveis da prática esportiva.