Aconteceu em Duisburg, na Alemanha, de 22 a 27 de agosto, o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. Dois atletas paranaenses se destacaram no evento ganhando medalhas:
Mari Christina Santilli – filiada ao Clube de Remo de Curitiba – BRONZE no VL3W200M
Igor Alex Tofalini – filiado ao Iate Clube de Londrina – PRATA no VL2M200M
Santilli fez bonito e levou a medalha de bronze no VL3W200m além de conquistar a cota paralímpica para o Brasil. Ela falou da emoção depois de ter completado a prova. “Aliviada e bem feliz. Mudei de embarcação e conquistei medalha, porque no caiaque eu só bagunçava a raia, agora estou bagunçando um pouquinho mais porque é a minha segunda medalha consecutiva, o que me deixa feliz demais. Isso tudo aqui é fruto de muito trabalho, muito investimento e equipe. Obrigada a todos os meus patrocinadores que estão comigo, sem vocês, com certeza não seria possível, agora a gente vai mais forte para Paris. Eu acredito que vai ser uma edição com perspectiva de uma medalha para a categoria”.
Igor falou sobre a conquista da medalha de prata. “Hoje eu não consegui garantir o ouro, porque foi uma prova difícil. Consegui essa medalha de prata, que também é muito importante para o quadro de medalhas é para o Brasil. É um privilégio estar correndo aqui ao lado do campeão Paralímpico. A gente está todos os dias brigando, duelando na água. O importante é vir aqui, levar medalha para o Brasil, fazer o nosso serviço. Quero agradecer a minha família, a minha esposa, os meus filhos, a minha mãe, meu pai, meu tio”.